terça-feira, outubro 24, 2006

Receitas típicas da Catalunha.






Banhada pelo mediterráneo e tendo ao leste o Pirineo como fronteira com a França, a catalunha tem como base os frutos do mar. São também sutis as combinações ditas de mar e montanha que encontra na Paella a receita mais conhecida. Na catalunha ela é cometida com uma arroz de uso comum que se chama arròs bomba, que é mais difícil de "empapar", como aqui não o encontramos devemos dar os nossos "pulos". É grande também a utilização de verduras e legumes. Há molhos típicos como a "sabitjada" , escalivada e o romesco. Cozidos famosos como a " escudella amb carn d'ollla" , seja carne de panela. Por força da montanha se derramar sobre o seu interior é grande o consumo de cogumelos silvestres, que são largamente colhidos e consumidos no outono. Trata-se de uma cozinha de estações, bem divididas.
Primavera, Estiu, Tardor e L'hivern.
Cozinha/Cuina de primavera.
Primavera, a estação do ano em que tudo renasce, enche de cor o mercado com a chegada das frutoas e verduras da temporada. Na catalunha é tempo de surgirem as favas tenras feitas a maneira catalã, de aproveitar o momento dos aspargos do selvagens, das escarolas, que permitem colocar à mesa um bom Xató ou uma salada verde, de dessalgar o bacalhau para elaborar uma nutritiva Esqueixada e de saborear os Maduixots de todas as suas possibilidades de preparação, com creme de leite, com áçucar e moscatel ou com suco de laranja.
Porém, desde o ponte de vista gastronômico, o acontecimento que marca a primavera na catalunha é, sem dúvida, a semana santa. Durante a quaresma, é tradicional que a sexta-feira santa, a carne fique excluida das mesas. Ovos e verduras juntamente com as diferentes variedades de peixe de temporada façam presença nas cozinhas. Um prato típico da época é o Cigrons com ovos duros ou com espinafre.
A segunda-feira depois da Páscoa acaba com a austeridade da semana santa e a tradição tráz a “Mona de Pasqua”, uma torta à base de chocolate. Com a chegada das boas temperaturas, as atividades ao ar livre são muito populares. E ai predomina as carnes na brasa, sobretudo o Xai jAVALI.
Cuina d'estiu/ Cozinha de verão.
As cores do verão abrem as portas de uma cozinha fresca, leve, na qual as saladas e as frutas – nesta época com todo o esplendor e todas as variedades- favorecem o estilo de vida mediterrânea. A cozinha de atemporada oferece boa quantiddade de produtos que combinados permitem encher as mesas de pratos saborosos, pa amb tomàquet combinado com qualquer embutido, trutas, carne de peixe fria, etc., saladas variadas, tanto faz se tem arroz ou legumes como verduras, sopas frias de abóboras, de tomate. As sobremesas ficam reservadas à frescura das frutas de temporada: sidra, melão, pessegos, figos, albericoques, peras,etc.
O ponto de partida por excelência do verão é, sem dúvida, o solstício de verão: a noite de Sant Joan, na qual não pode falatar a tradicional Coca de Sant Joan e a cava.
Cuina de tardor/ Cozinha de outono
Com outono e com a chegada dos primeiros frios, chega uma gastronomia mais elaborada nal qual é importante que o cozimento leve o seu tempo para se obter como resultado uma cozinha rica e complexa que inclui os produtos da temporada: abóbora, castanha, uva, berinjelas, pimentões, lulas, caça, etc. Á mesa aparecem as escalivades, as sopas bem quentes, entre as quais se destaca a escudella, o caldo de carne de panela “carn d’olla” , a sopa de peixe “suquet de peix”, o porco e a samfaina.
O produto do outono por exelência é o cogumelo: rovellons, rossinyols, llenegues, ceps, camagrocs e muitos outros que enchem de sabor e perfume os pratos. Tudo se pode cozinhar com eles: vitela com cogumelos, arroz de coelho com cogumelos, truta com camagrocs, salada fria de ceps e uma misturada de cogumelos.
Na rua, a evidência do outono se dá com a aparição dos castanheiros que se põe a satisfazer os transeuntes assando castanhas na hora. Estas frutas de outono são as protagonistas da festa de Todos os santos, em que a tradição manda servir acompanhada de vinho ranci, Ranço provocado.
Cozinha de inverno/cuina d'hivern.

O inverno, como as outras estações, põe o seu ritmo. È uma cozinha mais intimista e as sobremesas, sobre tudo em dias de chuva, são aumetadas. As festas natalinas convidam a estar com os familiares, sobretudo no dia de Natal, ai não pode faltar a Esckudella i la carn d’olla, e os torrões ( aem todas as suas variedades: Alicante, Gijon, creme queimado, coco, etc.) e as saborosas neules, acompanhada de cava(espumante). No dia de Sant Esteve, não pode faltar os tradicionais canelones.
Na noite de ano novo em todas as mesas estará presente a uva que se deve comer uma a cada badalada. Os reis magos, mais que pelos presentes para as crianças, trazem às mesas a tipica torta de Reis com uma fava e um objeto surpresa.
As celebrações de inverno culminam com Sant Antoni e a tradicional torta surpresa e a segunda-feira gorda que põe fim a quaresma, põe tambem à mesa todo tipo de truta( conhecido como o dia da truta) a lingüiça de ovo e a coca de llardons.
No finzinho do inverno chega a festividade de sant Josep em que tradição manda saborear uma perfumada crema catalana.

Nenhum comentário: